Projeto de arquitetura
No âmbito deste projeto de arquitetura, são englobadas as seguintes fases:
- Estudo Prévio, onde em conjunto com o cliente, são definidas a distribuição e configuração dos espaços, volumes e enquadramento;
- Projeto de Arquitetura – desenvolvimento de peças escritas e desenhadas que podem, caso sejam necessárias, ser submetidas às autarquias com vista ao licenciamento municipal;
- Projetos de Especialidades – Dependendo do tipo de intervenção pode ser necessária a realização de projetos de especialidades, como fundações e estrutura, instalações hidráulicas (abastecimento água, saneamento e pluviais), elétricas, AVAC, segurança contra incêndios ou estudos de acústica ou térmica;
- Acompanhamento de Obra (considerando algumas visitas no decurso da mesma);
- Telas Finais.
Estas fases podem ser contratadas parcialmente ou na sua totalidade, dependendo do tipo de intervenção indicada. A existência de um estudo prévio pode ser muito útil para definir uma abordagem global em intervenções futuras, ou para verificar as implicações legais de uma determinada pretensão, por exemplo.
Projetos de especialidade (quando aplicável)
Geralmente, os projetos de especialidades possuem duas etapas, sendo elas a de licenciamento e a de execução.
É importante referir que, em alguns casos mais específicos, possam existir mais fases para análises prévias de estrutura ou outros aspetos determinantes à execução das obras de modo salvaguardar a sua viabilidade.
Dito isto, venha conhecer cada uma das fases:
O projeto de licenciamento é executado somente após aprovação do projeto de Arquitetura pela Câmara Municipal do Município em causa.
Só aí se procede à elaboração dos diversos projetos de especialidade necessários à obra em questão. Durante esta etapa, são preparadas todas as peças escritas e desenhadas pelos técnicos para a entrega dos Projetos Base de Especialidades.
Ao contratar um projeto de especialidade, confirma as habilitações dos técnicos, dado que junto a cada projeto é feita a apresentação do Termo de Responsabilidade do Engenheiro e Declaração da respetiva Ordem Profissional.
É importante ressaltar que algumas Câmaras Municipais permitem a entrega em conjunto dos projetos de especialidades com o de arquitetura.
Os projetos que, por norma, poderão ser solicitados pelas entidades públicas em ofício são:
- Projetos de Fundações e Estruturas;
- Projetos Hidráulica (abastecimento de água, saneamento e pluviais);
- Projetos de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC);
- Projetos de Térmica de Edifícios e Certificação Energética;
- Projeto elétrico ou ficha eletrotécnica;
- Projetos de Segurança contra Incêndio integrados;
- Projetos de Instalações Elétricas, Telecomunicações e ITED;
- Projetos de Acústica;
- Projetos de gás;
- Planos de Segurança e Saúde na fase de projeto;
- Planos de Gestão de Resíduos da Construção;
- Arranjos exteriores.
Os projetos de especialidades passam pelo processo de validação da Câmara Municipal, que uma vez concluído permite que prossiga para a próxima fase, que é o chamado Projeto de Execução e é composto por um mapa de medições, caderno de encargos, pormenores e estimativa orçamental.
Este é opcional e consiste num estudo, que tem por base um conjunto de documentos que servem de preparação e consulta aos empreiteiros, e permite a obtenção de propostas detalhadas.
É de todo interessante elaborar o projeto de execução, pois o documento garante que as obras possam ser executadas dentro das normas e com a máxima qualidade, auxiliando também o trabalho do Diretor de Fiscalização da obra.
O mapa de medições discrimina especificamente as quantidades para cada item, salvaguardando quais os trabalhos que serão executados pelo empreiteiro, evitando que haja “trabalhos a mais”, pesando no orçamento do cliente. Já o caderno de encargos descreve a execução de cada uma das etapas que compõem a obra.
Por fim, a estimativa orçamental descreve a cotação média consoante os valores do mercado, permitindo ao dono da obra negociar com o empreiteiro ou até mesmo comparar várias propostas.